Muitas agências de design possuem dúvidas, em relação à maneira de como devem proceder com o envio de arquivos para uma empresa convertedora de embalagens que utiliza o sistema de impressão flexográfico. Realmente as necessidades e os tipos de arquivos que um setor de pré-impressão ou clicheria precisam é bem diferente do que as agências estão acostumadas, ao criar conteúdo para web ou para impressão offset. Vou tentar resumir alguns dos pontos essenciais à serem levados em consideração nesse breve artigo.
Fontes
É altamente recomendável que os arquivos sejam enviados em curvas, porém, mesmo assim, o envio das fontes continua sendo muito importante, caso seja necessária alguma alteração de texto de última hora. Se as fontes utilizadas no documento estiverem presentes fica mais fácil e rápido esse processo, além de evitar erros ao tentar encontrar a fonte manualmente depois. As fontes serifadas e cursivas não são recomendadas para o processo flexográfico, pois podem provocar borrões e entupimento de tintas em suas bordas, deixando um aspecto não muito agradável. Deve-se evitar utilizar fontes True Type, por essas causarem muitos problemas de inconsistência, troca de fontes, espaçamento incorreto, etc. Recomenda-se então as fontes PostScript, que são interpretados pelo software de edição e RIPs de imagesetter e CTP de maneira correta. Em relação ao tamanho, textos positivos menor que 6 pontos ou negativos menor que 8 pontos não são recomendáveis, porém, é aconselhável imprimir a arte em tamanho real e avaliar se estão todas legíveis, mesmo à certa distância, e corrigir se necessário.
Imagens
Resolução de 300 dpi é o ideal para imprimir uma imagem em tamanho 100%. Caso seja necessária ampliá-la, perdas de detalhes e pixelização poderão ocorrer. Deve-se evitar utilizar o formato JPEG, que proporciona perda de detalhes na compressão. O formato TIFF é o mais aconselhável nesse caso. Imagem de internet 72 dpi nem pensar. Em casos onde várias camadas da imagem com efeitos e montagem são feitos, recomenda-se mandar o arquivo com as camadas salvas. Em PSD (arquivo nativo do Photoshop) é uma boa idéia, evitando retrabalho em refazer os efeitos ou seleções manuais, que poderiam atrasar muito o trabalho da pré-impressão, mesmo porque dessa maneira a fidelidade do arquivo é mantida.
CMYK
Tanto vetores quanto imagens devem estar em formato CMYK, que é o adequado para impressão. RGB é totalmente desaconselhável, pois atende apenas requisitos para web ou vídeo, e sua conversão posterior para CMYK acarreta grandes distorções de cores.
Software
Arquivos fechados em PDF geralmente não são recomendáveis, devido às manipulações que precisarão ser feitas para adequação de medidas à plantas técnicas, separação de cores, trapping, tratamento de imagem, etc. Arquivos em formato aberto são mais adequdos e proporcionam liberdade para esse trabalho. Os mais utilizados hoje são o Adobe Illustrator (.ai) e Corel Draw (.cdr), mas existem outros que possuem menos adeptos, como o FreeHand e o QuarkXpress (alguns até praticamente extintos). Mesmo assim esses arquivos serão exportados para um outro software de pré-impressão especializado, como ArtPro, PackEdge, etc, que são utilizados praticamente por clicherias e pré-impressão de convertedores. Pessoalmente recomendo o software Adobe Illustrator para as agências e convertedores, por ser mais confiável, robusto, leve, menos suscetível à erros e mais produtivo, além de se integrar totalmente ao Adobe Photoshop, que é praticamente um padrão de mercado para tratamento de imagens. Outra vantagem é a ampla gama de plugins encontrados no mercado especializados em design e pré-impressão. Minha indicação é feita por experiência própria, e afirmo que, após 7 anos trabalhando com o Corel Draw, não pretendo mais utilizar essa plataforma para layout ou finalização de arquivos. Maiores detalhes deixarei para um próximo artigo.
Contato
A troca de informações entre agências, clientes e convertedores é essencial, para que peculiaridades e características próprias do sistema de impressão flexográfico sejam levados em consideração o mais cedo possível, a fim de poupar tempo e trabalho para todas as partes, visando o melhor resultado possível.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Leia as regras:
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
Poderão ser excluídos comentários que apresentarem o seguinte conteúdo:
• Spam ou comentários que não estejam no contexto do texto ou da discussão.
• Comentários anônimos ou não que tenham como finalidade fazer propaganda de terceiros. O lugar dos comentários não é um espaço comercial, as áreas de anúncio do blog são reservadas para esse fim;
• Mensagens escritas com todas as letras maiúsculas ou excesso de abreviações.
Para mais detalhes da política de moderação de comentários acesse a aba "Comentários" no menu principal.
OBS: os comentários dos leitores não refletem a opinião do blog.