25 de agosto de 2010

Variáveis Flexo

Um dos fatores mais críticos que os convertedores encontram ao reproduzir uma arte em larga escala para o cliente, é aliar o design planejado e produzido pelas agências, à produtividade e repetibilidade à longo prazo.
Todos sabemos da enorme importância de trazermos até a fábrica, os responsáveis pelo desenvolvimento  nas agências, e até mesmo nos clientes. Pensando nessa valiosa troca de informações e experiências, e visando a junção das idéias de estética/produtividade, abordaremos neste artigo alguns pontos básicos para o entendimento das principais variáveis encontradas no processo de impressão flexográfico, que pode ser resumido da seguinte forma:
Principais variáveis do processo Flexográfico:
  • Clichê;
  • Tinta;
  • Impressora;
  • Operador;
  • Dupla-face;
  • Material;
  • Ambiente;
CLICHÊ:
Matriz de impressão flexográfica (clichê)
A matriz de reprodução flexográfica é uma borracha flexível, e após o processo de gravação, o
grafismo à ser impresso fica em alto relevo. Cada cor à ser impressa, corresponde à uma estação de cores da impressora, que possui um limite (geralmente de 06 a 08 cores, podendo chegar a 10, dependendo do modelo adquirido pelo convertedor).

São necessários controles cuidadosos para esse acessório, por dois motivos:

1 - É um dos insumos mais representativos no custo da produção do convertedor. (Em alguns casos esse custo pode ser absorvido em todo ou em parte pelo cliente, dependendo da negociação).
2 - Tem influência direta na qualidade final do produto.
Um bom controle de gravação, um manuseio adequado na produção, desde a montagem até a
impressão e, posteriormente, uma limpeza cuidadosa e um armazenamento correto (ao abrigo da luz e do ozônio, de preferência embalados em papel ) garantem qualidade e produtividade por muito mais tempo. A tiragem é, portanto, limitada, pois há um desgaste ao longo desta, e isso pode alterar a imagem.
TINTA:
Quanto menos tinta envolvida no processo, melhor. Este conselho vale tanto em termos de
custos, quanto para a qualidade, já que por ser líquido, uma dosagem ideal deve evitar escorrer ou entupir os pontos gravados no clichê. A escolha do anilox correto interfere diretamente neste aspecto, por ser o agente principal de entintagem. Outros fatores importantes que devem ser controlados são a viscosidade, velocidade de secagem e a tonalidade.


IMPRESSORA:
Impressora flexográfica
As impressoras de última geração, possuem novas tecnologias que propiciam melhor controle de algumas variáveis, porém, por tratar-se de um equipamento que possui componentes mecânicos, isso envolve folgas mecânicas e imprecisões o que também torna a impressora flexográfica uma das variáveis do processo.
"Cada impressora é única, com suas qualidades e seus defeitos".
(SCARPETA, Eudes. FLEXOGRAFIA Manual Prático. São Paulo: Bloco de Comunicação, 2007)


OPERADOR:
Cada inovação que chega ao mercado flexográfico, permite melhorias em diversas fases da
produção. Clichês digitais (cópia digital por ablação, ou a gravação direta a laser ou Direct Laser Engraving), processamento térmico de clichês (sem solventes e com menor tempo), impressoras gearless (sem engrenagem), anilox e porta-clichês em camisas, etc... Tudo isso precisa estar aliado também à investimentos em treinamento técnico especializado. Os profissionais dos diversos setores envolvidos, como pré-impressão, impressão, CQ, e tintas, precisam de atualização constante, para que possam tirar proveito máximo de suas ferramentas de trabalho para torná-las mais produtivas e precisas.
DUPLA-FACE:
Fita dupla-face para colagem de clichês









É utilizado para fixar o clichê na superfície do porta-clichês. A escolha do tipo correto depende do grafismo que o clichê irá transferir para o substrato.

  • Baixa densidade: impressão de linhas finas e retículas delicadas.
  • Média densidade: impressões mistas com alguns chapados, linhas e meio-tons.
  • Alta densidade: chapados, negativos, traços e algumas impressões mistas.
 
Chapados e traços mais grossos requerem dupla-faces rígidos, ou seja, com alta densidade/baixa  compressibilidade. Para retículas finas, é necessário dupla-faces macias, de baixa densidade/alta compressibilidade.
Em casos onde o clichê será montado sobre superfícies macias como camisas (sleeves),
recomenda-se dupla-face de tecido.
MATERIAL:

Exemplo de substrato de impressão
Polietileno (PE), Poliéster (PET), Polipropileno mono-orientado (PP) ou bi-orientado (BOPP), BOPP Matte (fosco), etc. Todos possuem propriedades, opções e características diferentes, como pigmentação,  soldabilidade, barreira, brilho/opacidade. O tratamento e a tensão do embobinador também são itens importantes à ser verificados. O resultado final da impressão poderá variar dependendo do tipo de material.

 
AMBIENTE:




A temperatura também provoca influência no processo de impressão. O tempo de secagem,

viscosidade e a retenção de solvente no material podem alterar. Uma determinada tinta quando utilizada a 40ºC (verão) precisa de ajustes para rodar à 0ºC (inverno). A evaporação dos solventes muda,  o que pode refletir na viscosidade e na retenção de solventes. Etil glicol e dowanol podem contaminar o produto (embalagens de alimentos), pois tratam-se de solventes mais pesados.
Estes são as principais variáveis. Para a fabricação de cada insumo (clichê, substrato, tinta) existem
outras inúmeras variáveis. Porém, acreditamos que podemos trazer o cliente cada vez mais perto, para que haja transparência e confiança, pois o convertedor deve conhecer, controlar e estar em constante melhoria nesse aspecto.
Referências Bibliográficas:
(SCARPETA, Eudes. FLEXOGRAFIA Manual Prático. São Paulo: Bloco de Comunicação, 2007)

11 comentários:

  1. Salve Sr. Anderson!
    Meu amigo, parabéns pelo blog! Adorei a iniciativa sua e principalmente o tema de abertura: Variáveis da Flexo. Se todos tivessem a preocupação de controlar as variáveis teríamos impressos melhores no mercado. Novamente parabéns e precisando de algo pode contar comigo!
    Abraços
    Marcelo Arcanjo

    ResponderExcluir
  2. Marcelo Hernandes Bastida21 de setembro de 2010 às 10:14

    Parabéns pelo Blog Anderson !!!!!
    Como o Arcanjo bem disse, se tivessemos mais pessoas interessadas em assuntos relevantes no nosso segmento, pessoas como nós (técnicos) teriam uma vida mais tranquila......rsrsrsrs
    Também estou a sua disposição para quaisquer informações que precise.

    ResponderExcluir
  3. Agradeço a gentileza de vocês. O feedback é importante e é o que mantém o blog vivo, é o que me incentiva a produzir matérias com cada vez mais qualidade e relevância. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Pelo Blog Anderson!!!
    Todos nós da Flexografia sonhamos que essas variáveis
    sejam controladas, facilitaria a vida de muita gente. hehehe
    É isso meu amigo.
    O que precisar estamos aí também.
    Não esquece de fazer um artigo sobre
    Gerenciamento de Cores.
    Sobre a importância do mesmo para a Flexo.
    Grande Abraço.

    Josimar Alberto Cuchi

    ResponderExcluir
  5. Obrigado Josimar. Gerenciamento de cores está na nossa agenda sim. Em breve postaremos um artigo sobre isso.

    ResponderExcluir
  6. boa tarde muito bacana seu blog nos siga tb obrigado

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde leitores e especialmente Anderson, muito bom seu artigo, Parabéns! A título de sujestão gostaria que falasse sobre os desperdícios e o descarte dos materiais empregados nos processos de flexografia bem como o destino correto dos resíduos e quanto aos cuidados com a Natureza.
    Desde já agradeço pela iniciativa e mais uma vez Parabéns!!!
    de: lorival.oliveira@bol.com.br

    ResponderExcluir
  8. Olá, Lorival. Obrigado por ler e comentar. Sua sugestão é ótima e muito pertinente. Já está anotada. Mais uma vez obrigado por nos acompanhar e feliz Ano Novo!!!

    ResponderExcluir
  9. Anderson, ótima materia. Gostaria de usa-la em meu curso, como texto para discussão em classe. Como posso entrar em contato com você?

    ResponderExcluir
  10. Olá, Mário. Fico feliz em ajudar. No menu superior do blog, acesse a aba Contato. Por e-mail posso lhe passar outros dados para contato. Abraço.

    ResponderExcluir
  11. Anderson parabéns!!!!! seu blog tem me ajudado bastante, continue com este trabalho maravilhoso que contribui muito para a comunidade flexografica.

    ResponderExcluir

Leia as regras:
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.

Poderão ser excluídos comentários que apresentarem o seguinte conteúdo:
• Spam ou comentários que não estejam no contexto do texto ou da discussão.
• Comentários anônimos ou não que tenham como finalidade fazer propaganda de terceiros. O lugar dos comentários não é um espaço comercial, as áreas de anúncio do blog são reservadas para esse fim;
• Mensagens escritas com todas as letras maiúsculas ou excesso de abreviações.

Para mais detalhes da política de moderação de comentários acesse a aba "Comentários" no menu principal.

OBS: os comentários dos leitores não refletem a opinião do blog.