16 de setembro de 2010

Impressão em Alta Definição para Flexografia (HD Flexo)

A tecnologia de retículas especiais de alta qualidade lançada em 2009 pela Esko Artwork surgiu com a promessa de revolucionar o mercado de gravação de matrizes de impressão digitais em flexografia, oferecendo alta qualidade nas imagens. Em momentos posteriores, postarei também matérias sobre as principais tecnologias concorrentes ao HD Flexo, como o Kodak NX.

HD Flexo foi projetado para explorar especificamente o mercado de alta qualidade em flexografia, suportando lineaturas acima de 47 lpc (linhas por centímetro) ou 120 lpi (linhas por polegadas) podendo chegar a incríveis 88 lpc (225 lpi). Uma chapa de HD flexo só pode ser gravada, obrigatoriamente em uma CDI (Cyrel Digital Imager) Esko contendo um dispositivo de alta resolução óptica de 4000 ppi (pontos por polegada) reais. A resolução máxima das gravadoras digitais convencionais para o mercado brasileiro de flexo, antes chegavam até 2400 ppi apenas. Outra característica do HD Flexo, é aumentar o range tonal de cores à ser impresso, em combinação com áreas de altas luzes (mínimas) até 0% com extrema suavidade, sem steps, sem marcação no final do degradê. As retículas especiais para HD flexo não exercem influência fora das áreas de mínima, portanto, o conhecimento utilizado atualmente para tratamentos de imagem e correções tonais podem continuar a ser usadas normalmente no HD Flexo.
HARDWARE
É necessário uma CDI com uma ótica de alta resolução instalada, e isso pode ser adquirido de duas maneiras. Uma é trocando o sistema ótico de sua CDI atual pela de alta resolução. A outra é comprando uma CDI nova, que já vem com a tecnologia de fábrica. A primeira opção se faz muito importante, pois quem já tem o equipamento não necessita trocar toda a gravadora, o que ajuda a baratear os custos de implementação da tecnologia.

Ótica de Alta Resolução
Com mais pixels disponíveis para um certo elemento, conseguem-se bordas mais suaves e melhor definição tanto em áreas de retículas como em traços.
Desenvolvido especialmente para altas lineaturas (igual ou maior que 120lpi), o rip é capaz de produzir um número maior de meios-tons, possibilitando aumentar o contraste das imagens impressas. Além disso, a definição do ponto, em particular é muito melhor em áreas claras e meios-tons:

A figura abaixo mostra a camada negra do clichê depois da ablação do laser e o aumento da nitidez da imagem.

A ótica de alta resolução é capaz de gravar arquivos de imagens entre 2400 ppi e 4000 ppi. Um fator importante a considerar nessa característica é que a velocidade de gravação em resolução máxima ou as mais baixas é a mesma, não ocasionando nenhum aumento de tempo na produção das matrizes. Atualmente o limite de velocidade de gravação é de 4m2/h.

SOFTWARE
Basicamente o software consiste em retículas especiais otimizadas para certos tipos de chapas e um programa para instalar essas retículas.


Definição da chapa, testform e avaliação de qualidade

A biblioteca de chapas contém as retículas HD Flexo pré-definidas para todas as chapas aprovadas. Coloca-se em máquina então um clichê de testform com uma cor apenas (geralmente cyan) em que todos os anilox de cromia disponíveis são testados.
Nesse momento a escolha correta da fita dupla-face é um fator crucial para a correta transferência de tinta para o substrato.

Principais problemas que podem ocorrer com uso não recomendado de dupla-faces:

- baixa transferência em chapados (microfuros);
- ganho de ponto excessivo nas mínimas (áreas de altas luzes);
- squash nas áreas de textos;

Pode-se também, testar dupla-faces de vários fornecedores, a fim de obter o melhor resultado possível para determinada configuração de máquina, já que cada impressora é única, e possui suas próprias características.
Testar chapas com durezas diferentes (medidos em ºShore-A) também é um fator que pode ajudar a melhorar resultados.
Chapas mais macias permitem uma melhor transferência nos chapados, enquanto que chapas mais duras tem uma ótima transferência nas retículas mínimas (altas luzes). Essa diferença ocorre devido à características próprias de transferência de tinta que cada material oferece.

Já na escolha de dupla-faces a lógica de dureza é diferente dos clichês. Procure utilizar dupla-faces mais duras para chapados e dupla-faces mais macias para retículas.
Diferentes durezas de dupla-faces são encontradas:

- Macia; (baixa densidade)
- Média Macia; (média-baixa)
- Média Dura; (média-alta)
- Dura; (alta densidade)

Ao rodar os testes ou testforms é imprescindível, para a correta verificação dos mesmos, que a impressora seja configurada e operada exatamente da mesma maneira (parâmetros da impressora, viscosidade, secagem e densidade das tintas,  configuração de anilox, velocidade da impressora, etc...) normalmente utilizados a rodar os trabalhos para produção do dia-a-dia.
Para evitar as “batidas” na impressão, certifique-se de que o fechamento do clichê de teste seja feito no fechamento da camisa utilizada, e que as barras do chapado sejam impressas no sentid da circunferência da camisa. Utilizar uma boa largura também é uma boa idéia para banda larga, já que pode-se detectar problemas ou diferenças de transferência de tintas entre as duas extremidades. Uma prática altamente recomendada é o uso de um anilox de banda, com várias lineaturas, para facilitar e agilizar os testes.

Controlando as mínimas

As retículas HD foram projetadas para que se consiga a melhor qualidade possível em áreas de altas luzes, as mínimas
No entanto, não são necessárias trocas ou compras de anilox para essas altas lineaturas, visto que o sistema de retículas especialmente desenvolvida para essa tecnologia, permite que os mesmos alinox continuem a ser utilizados, diminuindo assim o custo da implementeção.
O novo sistema utiliza uma retícula híbrida, em que uma espécie de "estocástica" é utilizada nas áreas de mínima.  Alguns pontos maiores são colocados entre os pontos menores que 1% (podendo chegar a incríveis 0,5%), dando suporte e não permitindo o mergulho desses pontos pequenos na célula do anilox, o que provocaria entupimento.


Difenciais e benefícios oferecidos:

Mas toda essa questão técnica dificilmente será aprovada pelos responsáveis pela administração dos recursos, sem que hajam benefícios suficientes para angariar os custos com os investimentos. Dentre os objetivos mais esperados estão:

- competir em novos segmentos de mercado;
- elevação do range de tonalidades das cores;
- troca de outros processos de impressão para flexografia, sem muitas mudanças no arquivo;
  (boa vantagem, já que as agências de publicidade costumam criar as artes para offset)
- impressão mais estável e consistente em longas tiragens;
- maior defição e estabilidade em pontos menores;
- maior velocidade de produção (rodar altas lineaturas requer maiores velocidades);
- maior tempo útil da impressora, devido a menos paradas para limpeza (por causa de  
  geometria do ponto;
- não perde velocidade na gravação apesar do aumento significativo da resolução;
- fácil de implementar;
- sistema aberto (fotopolímeros digitais de qualquer marca podem ser gravados, bem como o
  método de processamento das chapas é indiferente).

Esse último ponto considero muito importante, pelo fato de o fornecedor de clichês ou convertedor não ficar preso apenas à uma marca em seus insumos. Pode-se continuar a fazer pesquisas por melhor durabilidade, eficiência ou preço com outras marcas ou soluções sem a preocupação de perder o que já foi conquistado.


Requisitos



Como já foi dito, o primeiro requisito é que a gravadora seja uma CDI (Cyrel Digital Imager) Esko Artwork. Isso pode ocorrer obtendo-se um equipamento novo, que já vem preparado para HD Flexo ou fazendo um upgrade caso já possua uma CDI de um modelo anterior. Mas esta é a única limitação em termos de fornecimento.

A questão mais delicada, realmente é a dos anilox. Dependendo da lineatura do impresso desejada, podem ser usados anilox com 280 linhas, porém, para aproveitar o máximo que a tecnologia oferece, recomenda-se anilox acima de 320 linhas. Os finais de degradê e as mínimas ficarão mais limpas e a tendência de granulação causado pelo excesso de tinta no processo é reduzido substancialmente.

Para as considerações finais desse artigo, entrevistamos via e-mail, dois profissionais de empresas fornecedoras da tecnologia HD Flexo. A entrevista segue abaixo, na íntegra:

Clicheria Blumenau
Marcelo Arcanjo - Gerente Técnico

[Flexo Magazine] Como o mercado brasileiro tem respondido à essa tecnologia de impressão em alta definição?
[Marcelo Arcanjo] O Sistema HD Flexo ainda é muito recente no Brasil, existe uma procura muito grande por parte das convertedoras, mas para a implantação é necessário uma mudança na cultura de trabalho. A 10 anos atrás tivemos uma migração do sistema analógico (fotolitos) para o sistema digital LAM (Laser Ablation Masking), e consequentemente atualização no parque fabril com aquisição de novas impressoras, aumento em lineatura de anilox, fitas dupla face, etc. Agora novamente o mercado está se adaptando a esse trabalho. Em 2010 muitas convertedoras no Brasil migraram para impressoras gearless (sem engrenagem), estamos passando por atualização nos anilox, aumentando novamente lineatura e trabalhando com tecnologias de transferência de tinta diferenciadas. Fornecedores de tintas estão trabalhando para aumentar a pigmentação e desenvolvendo sistema de cura EB (bombardeamento de eletrons). Todo o mercado está se adaptando a essa nova tecnologia, aprimorando a qualidade e melhorando a produtividade.

[Flexo Magazine] Qual a posição do Brasil na América do Sul, em termos de tendência e procura pela solução?
[Marcelo Arcanjo] O Brasil apesar da crise mundial está aquecido em questão de produção e tecnologia. Os investimentos que não foram realizados no ano de 2009 pelas convertedoras e fornecedores foram aplicados em 2010 com excelência. Fornecedores de nível mundial tem bons olhos para o Brasil. Acompanhando fóruns internacionais percebo usuários comentando sobre esta tecnologia, e o Brasil está no mesmo nível. Estamos em um patamar excelente em tecnologia gráfica.

[Flexo Magazine] O que você teria a dizer sobre custo/benefício desta tecnologia?
[Marcelo Arcanjo] O Sistema HD Flexo é a solução disponível no mercado mais viável tanto para as clicherias como para convertedores. O sistema de atualização é simples, não é necessário a aquisição de outros equipamentos, devido a isso o acréscimo de preço no produto é muito baixo. O sistema também é aberto, ou seja, não fica preso a nenhum fornecedor de chapas de fotopolímero, sendo possível gravar em praticamente todas as chapas disponíveis no mercado brasileiro. Os resultados do sistema possibilitam um aumento significativo em literaturas, podendo chegar de 175 a 220 LPI, criando um novo nicho de mercado para as convertedoras, a transformação dos trabalhos de rotogravura para flexografia com o mesmo nível de qualidade.

Comentários adicionais:
[Marcelo Arcanjo] Vejo uma mudança geral no cenário flexográfico do Brasil, estamos cada vez mais saindo do empirismo e buscando usar a tecnologia em todo seu potencial. Acredito que com o sistema de gravação em alta definição vamos entrar em uma nova era no mercado de impressão flexo.


Esko Artwork
Heysler Hey - Application Sales Manager

[Flexo Magazine] Como está a demanda pela tecnologia HD Flexo no Brasil?
[Heysler Hey]  No Brasil, assim como no resto do mundo, 100% das máquinas novas vendidas já vem com a tecnologia de HD Flexo. Além disso todas as máquinas do mercado (sem exceção) podem ser também convertidas a HD Flexo e esperamos converter no curso dos próximos 2 anos pelo menos 75% das máquinas existentes. HD Flexo é hoje o novo patamar e num futuro próximo o novo padrão de impressão flexográfica.

[Flexo Magazine] Qual a posição do Brasil na América do Sul, em termos de tendência e a procura pela solução?
[Heysler Hey] O Brasil não é o país onde a tecnologia se difundiu com maior velocidade. Esse país seria a Colômbia onde já temos cerca de 70% das máquinas convertidas a tecnologia High Definition. A Colômbia historicamente sempre foi um mercado muito forte de flexografia e por
consequencia um mercado que tem sede por novas tecnologias. Eu particularmente sinto
no mercado nacional uma resistência maior a mudanças em geral no entanto é também
um país de grande competitividade na indústria e na medida que a tecnologia se difunda
entre os convertedores está claro que todos irão em busca desse novo padrão.

[Flexo Magazine] Qual a principal razão pela procura do HD Flexo entre seus clientes? Aumento da qualidade do impresso ou competir em novos mercados?
[Heysler Hey] HD Flexo proporciona algo sem precedentes na impressão flexográfica que é a impressão de altas luzes com consistência, então eu diria que o primeiro motivo seria a qualidade de impressão. Mas o mercado reage muito à competividade, e é normal ver clientes com amostras de HD do competidor falando que quer chegar aquele mesmo nível.

Comentários adicionais:
[Heysler Hey] o HD Flexo é resultado de anos de experiência com gravação de chapas digitais e sistemas de pré impressão. Não é uma tecnologia experimental e não se baseia em resultados de laboratório. Porém para sua aplicação com sucesso a industria também tem que estar preparada com melhores sistemas de impressão (anilox, tinta, etc.) pois não se trata de algo mágico que resolve todos os problemas num piscar de olhos. É talvez esse o motivo pelo qual no Brasil ainda tenhamos uma certa resistência pois o que vejo é que em geral se imprime “na melhor qualidade possível aceitada pelo cliente” e coloco essa frase entre aspas pois a escutei de um cliente. Por isso muitas vezes vejo clientes que aceitam suas próprias limitações (de anilox, etc.) como algo intrínseco ao processo e não investem num melhor conjunto de impressão pois acreditam que o mercado não paga por isso. Talvez esse seja o maior desafio da tecnologia que é romper essa barreira e ter os clientes dos nossos clientes pedindo o HD Flexo como o novo padrão de impressão em flexografia, o que já vem acontecendo com alguns donos de marca.

4 comentários:

  1. Anderson, parabéns pela apresentação ficou muito técnica e profissional,
    nosso equipamento HD FLEXO chega agora em Dezembro na clicheria DP STUDIO,
    estamos esperançosos com este avanço em tecnologia, ainda mais
    para os convertedores que já fazem um excelente trabalho com que tem
    disponível no mercado, agora com a chegada dessa alta definição será um
    salto de qualidade onde nós como clicheria iremos somar muito, pois gostamos
    de alcançar limites do imaginável.
    Se precisar alguma informação estou a disposição agnaldo@dp-studio.com.br
    (Gerente Comercial) CLICHERIA DP STUDIO.

    ResponderExcluir
  2. Em Breve a ELO Graphics estará trazendo para o Brasil o novo sistema de Gravação Digital Hybrida com resolução de 9600dpi velocidade de 5.2 mth.
    O equipamento acompanha o sistema Virtual HD...

    Aguardem.... www.elographics.com.br

    ResponderExcluir
  3. Thanks for this article! Is there any overview about all the companies working with HD-Flexo yet?

    ResponderExcluir
  4. We have not a list of all companies that work with HD Flexo, but in the website of Esko Artwork you can find a list of companies that are certified: http://www.esko.com/web/site.aspx?p=6650

    ResponderExcluir

Leia as regras:
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.

Poderão ser excluídos comentários que apresentarem o seguinte conteúdo:
• Spam ou comentários que não estejam no contexto do texto ou da discussão.
• Comentários anônimos ou não que tenham como finalidade fazer propaganda de terceiros. O lugar dos comentários não é um espaço comercial, as áreas de anúncio do blog são reservadas para esse fim;
• Mensagens escritas com todas as letras maiúsculas ou excesso de abreviações.

Para mais detalhes da política de moderação de comentários acesse a aba "Comentários" no menu principal.

OBS: os comentários dos leitores não refletem a opinião do blog.