Já foram discutidos anteriormente muitos tópicos que influenciam diretamente na impressão como os clichês, dupla-face e montagem, o processo de pré-impressão, gerenciamento de cores, bem como uma discussão geral sobre as principais variáveis da flexografia. Chegou o momento portanto, de discutirmos algumas questões mais particulares ao processo de impressão, suas influências no resultado final, tanto dos acessórios como partes da própria impressora.
O ajuste apropriado da impressão é fundamental para otimizar as vantagens da qualidade e da produtividade oferecidos pelos demais acessórios, como anilox, clichês, dupla-face, tinta, etc.
Estabeleça uma pressão adequada do anilox para assegurar a cobertura adequada de tinta sobre a chapa sem causar excessos. Ajuste a pressão do clichê no substrato, para atingir uma boa impressão com cobertura total de impressão. Uma vez que a pressão da chapa no substrato está correta, reajuste levemente o anilox, regredindo até que a imagem comece a aparecer e, então, volte o suficiente para reforçar a imagem por meio de uma qualidade uniforme em toda a largura do cilindro. Se a qualquer momento houver uma modificação na pressão da chapa no substrato, deve-se fazê-lo também para o anilox.
O anilox deve estar limpo e em boas condições de uso. Escolha o anilox que forneça uma adequada cobertura de tinta para sólidos. Faixas de tom estendidas e o menor ganho de pontos das chapas digitais permitirão diversos ajustes de cores e tons a serem feitos na pré-impressão.
Perdas de transferência de tinta podem ocorrer como resultado de alguma ou de todas as variáveis como dureza da chapa, fita dupla-face, tinta, secagem, anilox e sequência de impressão.
Quanto aos Doctor Blades, lâminas raspadoras de aço, com ajuste correto do ângulo e da distância são recomendáveis para uma boa distribuição da tinta. Lâminas flexíveis ou aquelas em ângulo ou distância errados poderão distribuir uma camada inconsistente da tinta. No caso de problemas de ruídos na impressão, verifique se as lâminas são novas, não vibram ou são dobradas por pressão excessiva.
Fique atento ao fluxo de ar da impressora. Para previnir a secagem prematura da tinta, tenha certeza de que a saída de ar dos secadores e outros dispositivos de ar não atinjam a chapa de fotopolímero nem o cilindro anilox.
Tenha cuidado na limpeza e armazenamento dos clichês. Certos produtos químicos agressivos não são os mais indicados para a limpeza das chapas de fotopolímeros digitais. Recomenda-se que a chapa seja limpa logo após o uso com uma escova de cerdas macias e um produto para limpeza adequado. Em caso de dúvidas, consulte o seu fornecedor de fotopolímeros para ajuda e assistência. O clichê limpo imediatamente após o uso, prolonga sua vida útil, portanto, deixar o clichê de molho em uma bandeja para o dia seguinte não é recomendado, pois os solventes atacarão o clichê, provocando rachaduras prematuras, entre outros. Certos tratadores de substratos (tratamento corona) podem emitir muito ozônio. Elevados níveis de ozônio podem levar a rachaduras nas chapas.
Qualquer saliência no tambor de impressão central, abaixo do substrato, deve marcar a chapa em uma direção irregular, mas na perpendicular à impressão. Mantenha-o sempre impecável. Uma temperatura constante do tambor central da impressora é necessária para que haja uma boa transferência de tinta. Temperaturas inconstantes levarão a variações na impressão. Veja as instruções dos impressores.
É recomendado que as luzes da área de impressão sejam filtradas para diminuir a incidência de raios UV.
Esteja sempre atento quanto à padronização de todos os periféricos utilizados, isso inclui também as tintas, que devem ter sua viscosidade frequentemente verificadas, durante a impressão, mas também na chegadas de novos lotes, aferindo sua densidade, viscosidade, etc. Verifique as condições e vida útil dos clichês e reaproveitamentos de dupla-face.
As engrenagens dos cilindros devem ser sempre inspecionadas, lubrificadas e ficar em ordem correta. Recomenda-se arquivar essas informações para agilizar futuros setups.
Todos os cilindros porta clichês, camisas e o verso da chapa de fotopolímero devem ser cuidadosamente limpos e sem qualquer sujeira antes da montagem.
Você tem mais alguma recomendação que não mencionei aqui ou outra solução mais eficaz que as listadas acima? Escreva nos comentários logo abaixo do post. Dê sua opinião. Quanto mais leitores interagirem, mais completo ficará o conteúdo, e maior o nível da discussão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Leia as regras:
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
Poderão ser excluídos comentários que apresentarem o seguinte conteúdo:
• Spam ou comentários que não estejam no contexto do texto ou da discussão.
• Comentários anônimos ou não que tenham como finalidade fazer propaganda de terceiros. O lugar dos comentários não é um espaço comercial, as áreas de anúncio do blog são reservadas para esse fim;
• Mensagens escritas com todas as letras maiúsculas ou excesso de abreviações.
Para mais detalhes da política de moderação de comentários acesse a aba "Comentários" no menu principal.
OBS: os comentários dos leitores não refletem a opinião do blog.