14 de julho de 2011

Tintas Para Impressão Flexográfica - Parte 4

346A influência da secagem e viscosidade da tinta são variáveis muito importantes que necessitam cuidados e aferimentos constantes à fim de manter a estabilidade na impressão. Confira abaixo também, outros fatores que afetam diretamente na tonalidade da impressão (como a limpeza dos grupos impressores) e que merecem atenção.

Secagem da tinta

Quando ocorre a transferência da tinta do clichê para o suporte, temos os 4 componentes já citados. A partir desse ponto, devemos ter a evaporação do solvente, ficando no suporte somente o pigmento, a resina e os aditivos. esse fenômeno faz com que a tinta líquida se transforme num filme sólido e flexível. A secagem em máquina é acelerada pelo uso de temperatura e ar quente, e deve eliminar todo e qualquer traço de solvente existente na película aplicada.

Viscosidade

“A Viscosidade de um fluído, em geral, traduz a resistência das moléculas ao se deslocarem umas em relação às outras”. Porém, é mais comumente definida como o tempo de escoamento que a tinta possui, quando analisada em um copo consistométrico, do tipo Zahn 2, Ford 4, Ford 3, etc. Porém, este método é muito impreciso, uma vez que ocorre diferenças de fabricação dos próprios instrumentos, como tamanho do furo, volume, ângulo de escoamento do fundo do copo, etc.

Além disso, a temperatura e a umidade do ambiente e o método de ensaio, também influem diretamente no resultado da viscosidade. No entanto, a padronização da mesma e seu acompanhamento durante o processo é imprescindível para a manutenção da qualidade. Dessa forma, é necessário a maior uniformização possível destas variáveis, para uma confiabilidade maior nos resultados.

Fatores que influenciam a tonalidade na impressão

para compreender essa questão, devemos explanar a diferença de tonalidade e intensidade da cor. Um Azul Rei e um Azul Imperial possuem tonalidades diferentes, porém, você pode obter variações de intensidade dentro de uma mesma tinta, ou seja, um Azul Rei mais claro ou mais escuro, ou um Azul Imperial mais forte ou mais fraco. No entanto, podemos considerar nos dois casos diferenças de tonalidade. A alteração de tonalidade (intensidade) em uma máquina está diretamente ligada à quantidade de tinta transferida para o suporte. E essa transfer6encia é afetada por diversos fatores.

1 – Anilox: Em geral, quanto maior a lineatura do anilox, menor será a transferência, ou seja, um anilox de 140 lpc transfere mais tinta em comparação à um de 320 lpc. Logicamente que essa transferência depende também da capacidade volumétrica das células do anilox em questão, dada em BCM (bilhões de microns cúbicos). Portanto, é necessário uma consulta às especificações do anilox para determinar sua real condição de transferência de tinta.

2- Sistema da máquina: Em geral um sistema que utiliza rolos de borracha transfere mais tinta em comparação ao anilox e ao doctor blade, nas mesmas condições de secagem e viscosidade.

3 – Secagem: Uma secagem muito acelerada pode contribuir para transferir menos tinta, uma vez que a mesma pode secar no anilox ou no clichê.

4 – Velocidade: Um aumento na velocidade nos sistemas convencionais pode transferir mais tinta.

5 – Dureza: A dureza de clichê ou rolos de borracha também afetam nesse sentido. Quanto maior a dureza, menor é a transferência de tintas.

6 – Viscosidade: Uma alteração na viscosidade afeta diretamente a tonalidade. Quanto menor a viscosidade, menor será a transferência de pigmento para o suporte. De modo geral, uma viscosidade alta, pode significar um aumento na quantidade de tinta transferida.

7 – Escolha de grupos impressores: Num processo convencional, com rolo de borracha ou anilox, o primeiro e segundo grupos impressores transferem mais tinta ao suporte em comparação ao terceiro e quarto grupos impressores.

8 – Ganho de Ponto: Se denomina ganho de ponto, o aumento na área do ponto de retícula, provocado pela pressão excessiva, ou pela própria condição de máquina. Esse aumento da área possibilita uma maior cobertura, pela proximidade dos pontos, provocando um aumento na intensidade da cor, pela ilusão ótica.

Limpeza dos grupos impressores

Uma limpeza inadequada nos tinteiros, bombas, anilox, etc., pode afetar diretamente a tonalidade inicial de uma tinta, que com o tempo recupera a cor padrão devido a adição de tinta pura durante a impressão. No caso de testes, o problema torna-se grave, pois o cliente pode aprovar uma tonalidade alterada, que dificilmente será produzida.

No quinto e último artigo da série, vamos destacar alguns problemas mais comuns, suas possíveis causas e soluções.

Referências Bibliográficas (partes 1 à 5):

Noções gerais sobre tintas Flexográficas – Tintas Supercor S/A

SCARPETA, Eudes: Flexografia – Manual Prático. 2007. Bloco de Comunicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia as regras:
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.

Poderão ser excluídos comentários que apresentarem o seguinte conteúdo:
• Spam ou comentários que não estejam no contexto do texto ou da discussão.
• Comentários anônimos ou não que tenham como finalidade fazer propaganda de terceiros. O lugar dos comentários não é um espaço comercial, as áreas de anúncio do blog são reservadas para esse fim;
• Mensagens escritas com todas as letras maiúsculas ou excesso de abreviações.

Para mais detalhes da política de moderação de comentários acesse a aba "Comentários" no menu principal.

OBS: os comentários dos leitores não refletem a opinião do blog.