17 de outubro de 2010

A lupa certa para o trabalho

Por Gordon Pritchard (Canadá) do Blog Quality in Print
Traduzido por Anderson Rohden
Link do artigo original em inglês.


Passe algum tempo em uma gráfica, e você descobrirá rapidamente que os operadores de impressão, e até mesmo compradores de impressos, dependem de suas lupas para ajudar a informá-los sobre a qualidade das chapas, provas e trabalho impresso.Este é um guia rápido para ajudá-lo a escolher o instrumento correto para suas necessidades. Ao lado de cada tipo de lupa / microscópio está uma imagem que simula a visualização através desse instrumento. Tenha em mente que todas as lupas e microscópios têm limitações com base nas leis da ótica e que os preços podem variar muito. É por isso que ter mais de um instrumento geralmente é melhor. Em geral, quanto maior a ampliação de um pequeno campo de visão, mais superficial o ponto de vista, e mais próximo o instrumento deve estar do usuário. A lente única simples é satisfatória para lupas de baixa potência, mas os instrumentos mais poderosos requerem dois ou mais elementos de lente para uma melhor resolução e correção de aberração cromática, distorção e melhor nivelamento do campo (ou seja, toda a área visualizada aparece em foco ao invés de apenas uma pequena área no centro da visão).
Comparador de campo largo - 2x-6x ~ $ 50 - $ 100Como o próprio nome indica, lupas de comparação são usadas normalmente para comparar dois itens, por exemplo, prova e impressão, as superfícies de papel diferentes, métodos de seleção de meio-tom, leitura de prova, etc.
Prós: com realçador longo acoplado, seu amplo campo de visão permite que a visualização seja compartilhada por mais de um espectador em um momento sem mover a lupa. Pode ser utilizado para avaliar grande variedade de questões, tais como meio-tom, estrutura da roseta e manchas. Contras: bastante limitado em aplicações para pré-impressão / impressão em relação ao custo. A baixa ampliação não revela problemas de qualidade de meio-tom.
Conta fio / lupa dobrável - 2x-10x ~ $ 25Esta é a lupa padrão do operador de impressão. Uso: Bom para verificação de registro e problemas de imagem como a estrutura da roseta e manchas. Prós: Barato, portátil, de fácil acesso. Contras: A baixa ampliação não revela problemas de qualidade de meio-tom. Nenhum ajuste de foco.
Lupa dobrável (também conhecido como lupa de relojoeiro) - 10x-25x ~ $ 70Este modelo também é bastante utilizado pelos operadores de impressão.Altamente recomendado como uma lupa para diversas aplicações.
Uso: Bom para verificação de registro e problemas de imagem como a estrutura da roseta e manchas. Maior aumento propicia identificar mais problemas.
Prós: relativamente barata, portátil.
Contras: Nenhum.
lupa rígida - 10x-75x ~ $ 650Esta lupa é usada às vezes na impressão, mas é mais freqüentemente utilizado pelo responsável do Controle de Qualidade. Muito flexível na medida em que pode ser personalizado com opções de lentes diferentes. Uso: Bom para verificação de registro e com maior ampliação, para identificar outros problemas.
Prós: As lentes opcionais podem personalizar o aparelho para as necessidades específicas. Pode vir com filtros de cor para aumentar a visibilidade de estrutura de pontos. Luz embutida. Contras: Muito caro.
Caneta microscópio - 25x-100x ~ $ 100Esta lente pode ser usada na impressão e pré-impressão. 50X é o mais popular - 75-100x é muito bom para a análise de retículas FM. Excelente ferramenta para todo tipo de aplicação. Uso: Muito bom para identificar problemas de imagem. Prós: tamanho de bolso conveniente. Pode ser focado manualmente ao incliná-la, mas pode ser difícil de segurar com firmeza. Contras: Caro.
Tipo microscópio Lab - 25x-100x ~ $ 250Esta lupa tende a ser mais freqüentemente utilizado por um responsável pelo controle de qualidade em um ambiente de laboratório. 75-100x é mais popular e muito bom para controlar a análise de retícula FM. Uso: Muito bom para identificar problemas de imagem. Prós: A escala de medição da retícula embutida é útil na análise de estruturas de meio-tom. Contras: Caro. Normalmente, produz uma visão invertida.
Microscópio digital de vídeo - 20x-200x ~ $ 125Também freqüentemente utilizado por um responsável do Controle de Qualidade em um ambiente de laboratório. 200x é o mais popular e é ideal para controlar a análise de retícula FM, bem como a análise pormenorizada das questões de meio-tom. Bastante necessário e útil tanto na impressão, quanto na pré-impressão. Uso: Excelente para identificar problemas de imagem, reprodução e analisar questões de meio-tom. Permite tirar fotos e vídeos de meios tons e outras micro-funções permitem registro das ocorrências, bem como diagnósticos remotos. A luz embutida contribui com a qualidade da imagem. Software pode ser incluído para análise mais detalhada da imagem. Prós: Ainda e captura de imagem de vídeo. Ampliação alta.Capacidade de processar imagens com o software de análise de imagem. Capacidade de documentação e captura de imagem e compartilhamento.Relativamente barato. Contras: Deve ser ligado a um computador (um Netbook é prático e leve).
Onde comprar Lojas que vendem binóculos/telescópios, colecionáveis/selos, projetos/desenhos técnicos e suprimentos para hobby também tem uma seleção de lupas e microscópios.
Se o comércio local não fornece o que você precisa - fontes online incluem: http://www.edmundoptics.com http://www.amazon.com, http://www.betascreen.com, http://www.ebay.com

Adenda Um leitor, "Otherthoughts", descreveu algumas de suas experiências com o modelo caneta e microscópios.
"Quanto à inversão e algumas informações sobre por que isso era/é importante para mim.
Eu usei um modelo de alcance de 25x como este para inspecionar as coisas um pouco mais durante o meu dia-a-dia.
O meu tinha um medidor de retícula. Às vezes eu medi quanto o registro ficou fora e então eu introduzi as correções necessárias para o ajuste do registro. Na próxima puxada, as marcas seriam quase perfeitamente registradas. Eu só fiz isso, quando os registros estavam fora e / ou eu queria impressionar alguém. A principal razão de eu não usar o modelo mais freqüentemente, foi porque ele possui a visão invertida. É difícil se manter resmungando "esquerda é direita e para cima é para baixo" quando se utiliza esse tipo de lupa.
Sem exceção, todos os microscópios que eu já olhei através de uma amostra ou que um vendedor me mostrou na produção, produziu uma visão invertida também. Eu sempre quis comprar um microscópio de leitura não-invertida de 25x ou mais, mas nunca encontrei um.
Eu sei que as coisas mudaram um pouco desde os meus dias em campo. No entanto, ainda haverá componentes direcionais para as coisas que serão avaliadas por meio desses microscópios, e você provavelmente ainda tem que se lembrar que "a esquerda é direita e para cima é para baixo" ao avaliar a causa, interpretar e resolver."
Obrigado pela contribuição, Otherthoughts!

2 comentários:

  1. Parabéns pelo post!

    []´s

    Renato

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Renato. Na verdade esse post não é de minha autoria, como consta no início, e sim à um blog do Canadá. Como achei muito interessante, resolvi traduzir para o português (com a devida autorização do autor). Abraços...

    ResponderExcluir

Leia as regras:
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.

Poderão ser excluídos comentários que apresentarem o seguinte conteúdo:
• Spam ou comentários que não estejam no contexto do texto ou da discussão.
• Comentários anônimos ou não que tenham como finalidade fazer propaganda de terceiros. O lugar dos comentários não é um espaço comercial, as áreas de anúncio do blog são reservadas para esse fim;
• Mensagens escritas com todas as letras maiúsculas ou excesso de abreviações.

Para mais detalhes da política de moderação de comentários acesse a aba "Comentários" no menu principal.

OBS: os comentários dos leitores não refletem a opinião do blog.