5 de novembro de 2010

Stand-up pouch reutilizável ganha prêmio de inovação

Fonte: EmbalagemMarca
Achei esse artigo do site da revista EmbalagemMarca, e achei que merecia um post e comentário, pelo grande boom que esse tipo de embalagem está proporcionando no mercado. Meus comentários seguem logo abaixo dos parágrafos.

A embalagem retornável da Eziserv, do Reino Unido, ganhou o prêmio “Inovação do Ano 2010” promovido pela rede varejista britânica ASDA e foi finalista em quatro categorias do mesmo concurso (Embalagem Flexível do Ano, Iniciativa Ambiental do Ano, Embalagem Sustentável do Ano e Solução de Cadeia de Fornecimento do Ano). Trata-se de um stand-up pouch retornável, que acondiciona dois amaciantes de roupa de marca própria da ASDA.


Comento: Apesar de o Stand-up Pouch ser uma novidade para muitos, para as empresas pioneiras no fornecimento deste tipo de solução, o avanço da onda da sustentabilidade enfim chegou também à esse modelo de embalagem, que vem fazendo muito sucesso por sua enorme gama de variações e aplicações que oferece, e também pela redução de custos que pode proporcionar ao envasador/produtor.

O novo formato e o sistema de embalagem foram desenvolvidos em parceria entre o  IPN Group (tampas), a Amcor (bolsas flexíveis) e a  Pi Global (desenvolvimento do produto).
O conceito ISDS (In Store Dispensing Systems) e as embalagens retornáveis e reutilizáveis são ideias exploradas pela Eziserv e pela Pi Global desde 1997. Inicialmente promovida pela Shell, a ideia altera o modo como os consumidores compram os produtos no varejo. O sistema ISDS, substitui os produtos pré-embalados em embalagens descartáveis por produtos com a mesma qualidade, mas em embalagens reutilizáveis. 
Comento: Note aqui que esse nicho é muito interessante, pois se o cliente continua procurando qualidade, porém com apelo sustentável, onde valor agregado geralmente é maior, isso torna o investimento nessa solução muito viável.

O IPN Group, a Pi global e a Eziserv desenvolveram conjuntamente, ao longo dos últimos dez anos, a embalagem, que também inclui o equipamento dispensador para uso no varejo. A bolsa usada para os amaciantes da ASDA são fabricadas num laminado que permite pelo menos 10 reenchimentos sem comprometer a qualidade da embalagem. A substituição dos frascos rígidos por uma bolsa flexível permite uma redução de custos de 96%, segundo a Eziserv.
Comento: mais uma vez, a redução do custo mostra-se imbatível aqui. Então não é apenas viável, pois proporciona um benefício chave de imediato. Já havia achado essa solução muito interessante, quando li uma notícia sobre embalagens Stand-Up Pouch para tintas. Achei a solução fantástica.

Para ver o sistema em funcionamento, clique aqui.
Leia o artigo original no site da revista EmbalagemMarca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia as regras:
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.

Poderão ser excluídos comentários que apresentarem o seguinte conteúdo:
• Spam ou comentários que não estejam no contexto do texto ou da discussão.
• Comentários anônimos ou não que tenham como finalidade fazer propaganda de terceiros. O lugar dos comentários não é um espaço comercial, as áreas de anúncio do blog são reservadas para esse fim;
• Mensagens escritas com todas as letras maiúsculas ou excesso de abreviações.

Para mais detalhes da política de moderação de comentários acesse a aba "Comentários" no menu principal.

OBS: os comentários dos leitores não refletem a opinião do blog.